Simone Silvério Fotografia | As sessões de família na Provence

As sessões de família na Provence

July 11, 2018  •  3 Comments

Fotografando dentro dos cenários de Matisse

Gente, chegamos ontem ao Brasil e já escrevo de casa, mas ainda totalmente tomada pela experiência incrível que vivemos no Sul da França. Chego cheia de inspiração e com a cabeça repleta de ideias para concretizar, com a finalização dos ensaios de famílias que fizemos nos campos de lavanda, girassóis e sálvia. Depois dessa imersão no universo dos pintores, nos sentimos como se estivéssemos dentro dos quadros, retratando as mesmas paisagens, com o mesmo sol, a mesma luz, as mesmas cores. Uma conexão total com esse processo criativo que nos faz crescer também como artistas. Uma experiência sensorial, que envolve a paisagem, os aromas, o mergulho num cenário de beleza indescritível que  vamos reproduzir também, realizando intervenções e transformando algumas fotos em pinturas. 

Um desafio delicioso que quero compartilhar inteiro com vocês. Quando a gente chega de carro, mesmo com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado, já sente o cheiro delicioso da lavanda, começa a ser invadido por essa atmosfera e fica imaginando como a imagem vai ser, no que tudo aquilo vai se transformar, aguça toda nossa imaginação. A gente anda pelas estradas pequenas entre as cidadezinhas e esses campos estão do lado da estrada mesmo, são plantações imensas, sem muro, sem cerca, sem nada. Quando você vê um lugar legal, para o carro no acostamento e desce. Esse lugar que a gente escolheu pra fotografar é praticamente a última plantação antes de chegar nos alpes, inclusive a gente veio de Nice, por dentro das montanhas e achou isso especialmente legal porque além de fazer os campos de lavanda a gente tinha a paisagem dos alpes no fundo. Encontramos também um celeiro vazio perdido no meio da plantação, um elemento diferente que ajudou muito a compor a imagem.

Nem tudo são flores, as abelhas fazem parte do ecossistema e são muitas e o zunido delas faz parte da trilha sonora do ensaio. Se você não bater, não fizer nada, nada acontece e elas não picam. Para criança pequena e para que tem muito medo, é um desafio. Essa época da floração também é de muito calor. Começamos às 18h30 porque o sol se põe lá às 21h30 mas, mesmo assim, estava muito quente. Os campos são grandes e a gente precisa caminhar com as crianças no colo e levar água, lanche, porque é uma área rural, não tem lanchonete, vendedor ambulante. Mas também tem uma tranquilidade, uma sensação de segurança que a gente não encontra sempre. Tudo faz parte da experiência.


Começamos no campo de lavandas, depois a gente fotografou no campo de sálvia, que é um tempero com flores cor de rosa, e depois a gente foi para os girassóis. Foi dentro destes cenários que realizamos os ensaios de duas famílias brasileiras. No dia dois de julho, de clientes nossos que hoje moram na França e que já falamos aqui no blog, e, no dia sete de julho, de outra família de brasileiros que fotografamos pela primeira vez e que estava de férias por lá. O casal e os filhos, uma menina de 8 anos e um menino de três anos estavam tão emocionados e felizes por terem conseguido, por ter dado certo essa viagem que era bastante especial. Eles curtiram muito.

Quando a pessoa tá viajando, tá muito focada em aproveitar a viagem, os lugares, os passeios, e não fica com fotos muito legais da família naquele lugar. Vai ter as fotos de celular, selfies, mas fotos realmente bonitas são difíceis. A gente conseguiu acrescentar poesia, romance. Foi tão bonito! É muito legal porque eles conseguem viver esse momento, essa emoção essa experiência de corpo inteiro, sem ter a preocupação de registrar. Eles simplesmente relaxam, curtem, brincam com as crianças, contemplam o pôr do sol, sentem o perfume e tem alguém registrando isso tudo pra eles, de uma maneira mais legal, mais gostosa. A gente faz quase com que eles esqueçam que a gente tá ali. Teve um momento lindo, quando já tínhamos fotografado a família junta, o pai com a filha, a mãe com o filho, chegou a hora do pôr do sol e eu comecei a fazer fotos do casal, fiz ele se beijarem. Eu vi que ela ficou tão emocionada! Viajar com criança pequena pela Europa é tanta correria, mas eles pararam para sentir como aquela viagem estava sendo importante para o casal. Foi lindo!

É muito gratificante essa oportunidade de fazer um ensaio com a família num lugar que tem um significado especial, não só porque é um lugar lindo, porque tem a questão estética, mas porque isso vai virar uma imagem que vai marcar, que vai construir as memórias, também por ser a lembrança de um lugar que tem um sentido, um significado, que vai marcar sua vida por ser aquele momento que você viveu junto.

 

No último dia da viagem o Jay me fotografou. Levei vestidos diferentes, chapéus. Ele fez um ensaio meu. Achei super importante ser fotografada, passar por isso para entender como se sente seu cliente, como é estar na frente das câmeras. Uma experiência que recomendo a todo fotógrafo. Mas este vai ser assunto para a nossa próxima conversa no blog. Até lá!


Obrigada pela companhia deliciosa nessa aventura. Agora vou dormir uma noite inteira e me recuperar do jet lag. 
Um abraço, 
Simone Silvério.


Comments

Thais(non-registered)
Que incrível! Com certeza uma experiência única para todos os envolvidos
Neuseli(non-registered)
Sensacional! Sempre sonhei em fazer fotos em lugares como este!
Maricarme Rodriguez(non-registered)
Sensacional!!! As fotos estão fantásticas , o colorido ... amei!!!!
No comments posted.
Loading...