Simone Silvério Fotografia | Mandalas, bebês, casa nova, mês das mães: meu universo em harmonia

Mandalas, bebês, casa nova, mês das mães: meu universo em harmonia

May 08, 2018  •  6 Comments


Nesta semana que antecede o Dia das Mães, estamos em festa. O mês de maio, que celebra a maternidade, não poderia ser mais especial para marcar um imenso presente que recebi e que também quero oferecer a todos que me conhecem e estimulam meu trabalho, tão ligado a este universo. Nesta sexta-feira (11/05) estamos inaugurando a Galeria Studio Trend, um espaço sonhado por mim por tantos anos para expor minhas fotografias e o trabalho de colegas nos quais eu acredito. Um lugar para a contemplação da beleza da imagem, do olhar profissional sobre o singelo, o forte, o essencial, o eterno.



Para abrir as portas da nossa nova casa as paredes estarão recebendo o lançamento da minha exposição Mandalas Babies, um projeto autoral de grande significado para mim e que marca uma nova fase da minha trajetória. Gostaria de compartilhar com vocês a alegria com o resultado deste trabalho para o qual venho me dedicando desde o ano passado. O lançamento acontece nesta sexta-feira à noite, para convidados, e a exposição, totalmente aberta ao público, segue até o dia 09 de junho. Que tal levar a mamãe e os filhos para este passeio? Nossa galeria fica no bairro Alto de Pinheiros em São Paulo e funciona de segunda a sábado, das 9 h às 18 h. A casa é sua.

Fachada da galeria StudioTrend

O Mandala Babies traz meu olhar sobre o humano no início de sua jornada, em seu estado mais frágil e puro, envolvido pela beleza da vida, do tempo, do universo. Uma viagem por 27 fotografias de recém-nascidos sobre mandalas coloridas. Imagens inspiradoras, esteticamente elaboradas de bebês que acabaram de nascer, em um contexto de renovação do espírito e esperança. Meu gesto de contribuição e agradecimento ao universo. Desejo tocar as pessoas com essa reflexão sobre a divindade, o humano, sobre a importância da existência de cada um de nós como parte de uma grandiosidade inexplicável. As imagens foram impressas por nossa parceira Viacolor, uma das patrocinadora do evento, em formato quadrado em papel fotográfico e emolduradas pela Online Quadros sobre placas de foam em tamanhos que vão de 0,75  a 1,2 metros, obras que variam de R$ 4 mil a R$ 5 mil.


Um projeto mágico desde o início, provando mais vez na minha vida que nada acontece por acaso. Uma história que faço questão de contar. Era dezembro de 2016, entre Natal e Réveillon. Eu estava em uma viagem de férias no Guarujá, na praia de Pernambuco, que frequento há mais de 30 anos, quando vi um vendedor exibindo uma canga com o desenho lindo de uma mandala. Quem me conhece sabe do interesse que tenho por esses temas e como o misticismo, o sagrado falam alto para mim. Sou apaixonada por este símbolo de harmonia, totalidade, integração e pela maneira como a mandala é utilizada por diversas civilizações para o desenvolvimento pessoal, espiritual, para a cura, magia, na dança, decoração, arte e na arquitetura. E já havia tempo que eu queria utilizar mandalas no meu trabalho com os bebês.

 

Quem sabe um pouco de mim conhece também esse meu sentido apurado para perceber ao meu redor os elementos que garimpo para meu trabalho. Mesmo estando de férias, com a ideia fixa de relaxar, aquela imagem soou fundo. Eu me reconhecia na mandala, era minha autenticidade, minha coerência expressa diante dos meus olhos. Não precisa nem dizer que comecei a, deliciosamente, trabalhar naquela praia, com a cabecinha a mil, criando possibilidades, já imaginando os bebezinhos fazendo parte de tudo aquilo e, nitidamente, tendo uma visão futurista maravilhosa concretizada hoje com o resultado deste projeto. Mas já naquele momento, tudo fazia sentido: o centro da mandala representa o homem, a vida e em volta dele o tempo, o espaço, numa estrutura que leva à conexão do humano ao divino. É exatamente isso que sempre representou o que penso quando fotografo recém-nascidos. Era quase um "déjà vu". Você sabia que, para quem acredita, a mandala também tem a capacidade de trabalhar emoções antigas, atuais ou futuras, sinalizando eventos que aconteceram, estão ocorrendo e os quer estão para acontecer? Comigo aconteceu.


Comprei as peças e, de volta a São Paulo, já no mês de janeiro de 2017, esse sonho começou a tomar forma, a se tornar real. Fiz essas duas imagens acima e não parei mais. Comprei mandalas de fornecedores distintos e  fiz encomendas especiais a artesãos específicos , que souberam captar essa mensagem que eu queria transmitir. Foram usados materiais diversos como tecido, tapete, tricô, e madeira. Em seguida, convidei os bebês de sexo e etnia variados, escolhidos entre meus clientes e apreciadores de meu trabalho.  Entre janeiro de 2017 e março de 2018, produzimos as imagens. Comprei até uma escada-andaime para conseguir enquadrar as mandalas maiores, que chegam a ter 1,5m de diâmetro. Foi tudo uma delícia! Como foi mágico ver tomando forma uma ideia tão singular, tão única, tão minha. Quanta gratidão ao universo, a essas famílias, ao meu marido e assistentes que me ajudaram, a Deus! Eu sentia e sinto isso! Que privilégio!



Em várias civilizações, as mandalas servem para ativar, energizar, irradiar, concentrar, absorver, transformar, curar e espiritualizar. Se alcançar um pouquinho só disso, estarei muitíssimo feliz. Espero presentear a todos e, neste mês de maio especialmente às mães, com essa mistura de sensações, emoções e desejos do bem. Aguardo você.

Um abraço,
Simone Silvério


Comments

Lilia Maria A.Reis(non-registered)
Trabalho maravilhoso e muito expressivo. Amei.. Parabéns e muito obrigada por sempre compartilhar conosco suas grandes idéias e aprendizados. Que toda essa luz que vc emana retorne em dobro pra você!! Sucesso... Beijos
Giovana Barsotti(non-registered)
Lindo demais! Estou feliz pelas conquistas :) Sucessooo
Fabiana(non-registered)
Maravilhoso Si!!! Amo seu trabalho!!! Que Deus abençoe você sempre sempre!!! Beijos!!!
Rose(non-registered)
Lindo, lindo!! Parabéns Simone e sucesso sempre!
Patricia Marcondes(non-registered)
Que lindeza!!! Que profundo!!! Parabéns e muito (mais) sucesso para você. Faço questão de conhecer seu espaço e viajar nessa série de fotos. Grande e fraterno abraço!
No comments posted.
Loading...