Porquê eu amo fotografia - parte 2

April 01, 2016  •  Leave a Comment

Olá amigos,

Demorei mais do que eu gostaria para conseguir voltar para esse nosso cantinho, a semana foi cheia, com os preparativos do novo estúdio, mudança, etc. Mas esse assunto fica para um próximo post... Hoje quero acabar de falar sobre a minha paixão pela fotografia.

Como eu já falei na semana passada, a fotografia me permite sentir novamente emoções e sentimentos, reviver os momentos, matar as saudades das pessoas que já foram, dos filhos que já cresceram, eternizar a imagem de rostos que nunca mais veremos, enfim, construir a memória da nossa vida.

Minha famíliaEstas são as pessoas que mais amo no mundo! Como nas imagens do quadro ai de cima, que são apenas uns pouquíssimos exemplos de situações e momentos que eu vivi com as pessoas que eu mais amo nesse mundo, meus quatro filhos, meu marido, meus pais, irmãos e sobrinhos, e que fico muito feliz por estarem eternizadas, seja em papel ou na tela de um celular. Porque cada uma delas fala diretamente ao meu coração, me emociona cada vez que eu olho para elas, me faz relembrar cada detalhe da situação em que foram tiradas.
 

Ou como o quadro ai de baixo, que sintetiza as minhas grandes e verdadeiras paixões, viajar com as pessoas que eu amo, conhecer lugares novos, aprender sua história, observar sua arte e arquitetura, cultivar as amizades que são tão importantes na minha vida, investir tempo, amor e energia para manter as pessoas importantes perto de mim, se não para sempre, pelo menos pelo maior tempo possível!

 

E é por isso que eu amo a fotografia, através dela eu posso estar hoje aqui, olhando todas essas imagens e abrindo meu coração para tantas pessoas que chegaram até mim através dela, seja como clientes que já estiveram na frente da minha câmera, fotógrafos e alunos que já dividiram experiências comigo em uma sala de aula, teatro ou na frente do computador, ou simplesmente amantes da fotografia que gostam de olhar as imagens que publico. Do seu jeito, cada uma delas tem a sua importância nesse ponto da minha vida, e agradeço a todas por estarem aguentando firme comigo!!!

Acho que sempre fui apaixonada por fotografia, desde muito novinha, mas foi aos 15 anos de idade que fiz meu primeiro curso e decidi que queria ser fotógrafa. A vida deu muitas voltas e demorei para chegar a esse objetivo, mas cheguei e isso é o que importa. Aí embaixo tem uma foto minha dessa época, que era um trabalho para o curso, em que eu tinha que fazer um auto-retrato. Quando mostrei para a minha filha de 20  anos ela ficou impressionada com a foto e perguntou: como você conseguiu fazer isto? Achei que ela se referia à qualidade da foto, a luz, o foco, qualquer coisa assim, mas não, ela queria saber como eu tinha clicado. Expliquei que coloquei a câmera em cima de uma cadeira, liguei o "timer" e sai correndo para o lugar marcado, e ela exclamou: Nossa, naquela época já existia "timer"!!!! Aí me dei conta de quanto pareço antiga para a moçada jovem que vem por aí...
Mas tudo bem, posso até parecer muito antiga mas sei que não sou, estou cheia de idéias e energia para realizar projetos novos e lindos. O que eu tenho é bagagem, repertório, anos e anos de histórias, experiências e aprendizado para conseguir obter o resultado que espero da minha arte hoje. Como a foto da bebê aí de baixo, que fiz naquela época da minha primeira sobrinha que hoje já está com quase 35 anos, e foi o primeiro ensaio de bebê que eu fiz. Câmera com foco manual, luz natural, eu mesma revelei o filme e fiz a ampliação no laboratório. Olhando para essa foto hoje não posso deixar de pensar que a sementinha já estava plantada desde lá atrás... não veio do nada essa paixão por fotografar bebês!

Enfim, eu amo fotografar porque posso, através do meu olhar e da minha técnica, criar imagens bonitas e emocionantes que serão tesouros para as pessoas envolvidas, e assim deixar uma marca positiva na vida das pessoas que cruzam o meu caminho.

Beijos e bom final de semana para todos!
 


Comments

No comments posted.
Loading...
Subscribe
RSS
Archive
January February March (4) April (2) May (1) June July August September October November December
January February March April May June July August September October November December