Como a Anne Geddes veio parar no meu estúdio

April 10, 2016  •  Leave a Comment

Olá pessoal,

 

Já faz muito tempo que eu queria colocar esse post aqui, para satisfazer a curiosidade de muitas pessoas sobre como a Anne Geddes veio parar no meu estúdio e como foi essa experiência para mim. Mas, antes tarde do que nunca, certo?

www.thealbumcafe.com

Em primeiro lugar eu quero falar um pouco sobre esta pessoa, Anne Geddes.  Assim, pessoa, e não fotógrafa. Porque acho que a fama e reconhecimento das imagens dela já falam o suficiente sobre a fotógrafa. E é claro que eu sempre admirei suas imagens, como praticamente todo mundo que eu conheço e que não conheço também. Fiz o "Livrinho do Bebê" para a minha filha com imagens dela, comprei calendários, cartões postais, livros... Nunca a copiei, pelo menos não intencionalmente, mas é claro que todas essas imagens ficaram gravadas em minha mente como parte do meu repertório cultural, e quando comecei a fotografar bebês essa inspiração apareceu e naturalmente transparece no meu trabalho.

Mas acima de tudo isso admiro a pessoa que ela é, a maneira como desde o início da sua carreira se dispôs a usar de sua fama, renome e recursos financeiros para ajudar as crianças e gestantes em todo o mundo. Ela expressa sua paixão pelas crianças não somente com palavras e imagens, mas com ações concretas, assertivas, objetivas. Desde o início de seu sucesso, no começo dos anos 90, criou um fundo filantrópico com seu nome e desde então já arrecadou mais de US$ 5,7 milhões usados para ajudar a prevenir o abuso infantil em todo o mundo. Já no final dos anos 90 fundeou um programa de treinamento médico para reconhecimento e tratamento de crianças abusadas em hospitais da Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Em 2012 Anne anunciou sua parceria com a Organização das Nações Unidas pelo programa Every Woman Every Child e em 2014 foi nomeada embaixadora global da ONU para a campanha de vacinações shot@ life. Ufa!!!!

Mas ainda não acabou... em 2013 fotografou 15 jovens e crianças sobreviventes da meningite meningocócica em conjunto com a campanha para a vacinação da meningite na época da Novartis, depois adquirida pela GSK. São imagens lindas e tocantes, que correram o mundo em exposições e pela internet através de um e-book disponibilizado pela Apple no iTunes. Você pode conhecer as imagens neste link: http://protectingourtomorrows.tumblr.com

Falei tudo isso para tentar explicar a felicidade que senti quando no meio do ano passado fui procurada pela agência da GSK que queria me contratar para fazer as imagens e ser a representante brasileira da campanha por aqui. Quase caí da cadeira de felicidade e obviamente aceitei de primeira. O trabalho assistencial, social, voluntário sempre fez parte da minha vida e do Jaiel, e eu vinha mesmo buscando uma maneira de unir minha arte a algum projeto que pudesse fazer diferença na vida das pessoas (e esses projetos ainda estão rolando, mas falo sobre isso em outro post). Eles explicaram qual seria meu papel na campanha, que eu faria o ensaio dos atletas paralímpicos brasileiros sobreviventes da meningite e também os ensaios das crianças vencedoras de  e falaram que a Anne Geddes viria pessoalmente para a exposição das minhas fotos em um evento promovido pela GSK. De lá para cá as coisas mudaram muitas vezes, e menos de uma semana antes da data marcada para o ensaio dos atletas falaram que ela viria até o meu estúdio para acompanhar o ensaio pessoalmente. Não consigo nem explicar o que senti! Mas uma coisa é certa, fiquei muuuito feliz.

E foi nesse clima de felicidade, satisfação e realização pessoal, não só meu, mas de todo mundo envolvido, que o ensaio aconteceu... e foi maravilhoso, mágico!
Os atletas são pessoas incríveis, um astral maravilhoso, vitoriosos na vida em todos os sentidos. Fiz um vídeo curtinho para tentar mostrar um pouquinho dessa experiência para vocês... Você pode dar uma olhadinha no vídeo clicando nesse link: Making-of do ensaio

E o resultado das fotos vocês podem ver na sessão de portfolio aqui no meu site mesmo... eu amei o resultado, e sei que os atletas também ficaram muito felizes, e isso é o que importa, né...    Aqui o link para ver as fotos do ensaio:  Fotos da Campanha

E além de toda essa gente linda, alto astral, energia boa, ainda pude contar com pessoas muito queridas, que sempre embarcam com tudo nas minhas viagens e me possibilitam realmente conseguir o que eu quero: a Ana Paula, a Monica (Kika), a amigona Carla Durante, a Paty maquiadora, e claro, sempre, o Jaiel! Nas fotos aí em baixo dá pra ver só um pouquinho, o carinho e a expectativa delas, arrumando as fitinhas, segurando rebatedor, torcendo, vibrando, dando idéias legais... Nada é pouco demais quando a gente gosta de trabalhar em equipe, e eu adoro!

www.thealbumcafe.com

Essa foto aqui de baixo é um ótimo exemplo disso... criação coletiva! A câmera estava na minha, então tecnicamente a foto é minha... mas só quem tava junto consegue entender... a Carlinha segurou a bola na frente da Ivanilde e falou, seria legal pegar o relexo da bola no olho dela, né? E eu vamos fazer! O Jay mudou a luz, buscou lanterna, cada um foi palpitando um pouquinho e quando consegui o clique perfeito quase explodimos de felicidade!

É por isso que amo o que faço!!!

 

E agora o mais importante, a campanha em si: a doença meningocócica causada pela bactéria Meningococo pode ser uma meningite, uma infecção espalhada no sangue, ou as duas coisas juntas. Os sintomas iniciais são muito parecidos com o de uma gripe forte, ou uma virose qualquer, e esse é o principal problema. Porque essa bactéria agem muito rápido e é preciso combatê-la de imediato. Quando sintomas mais específicos, como pintas vermelhas pelo corpo e rigidez na nuca aparecem já pode ser tarde demais para evitar as sequelas, que podem ser terríveis, ou até a morte. Por isso nenhum cuidado é excessivo, e as pessoas têm que saber que se seu filho tiver mal-estar súbito, febre alta, calafrios, prostração, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos manchas vermelhas na pele (petéquias) e rigidez na nuca, tem que correr para o hospital para que os médicos façam o exame ou iniciem o tratamento imediatamente. Neste link você pode aprender um pouquinho mais sobre isso: Sobre a Meningite

Mas principalmente, acima de tudo, as pessoas têm que saber que esta doença pode ser evitada em até 80% dos casos com a aplicação de duas vacinas: a conjugada C ou a quadrivalente ACWY e a meningite B. E como o meningococo é uma bactéria que pode estar presente no sistema respiratório sem causar nenhum mal a uma pessoa saudável, ao se vacinar além de se proteger você também protege os outros, pois deixa de ter a possibilidade de ser um portador sadio, que poderia transmitir a doença sem saber, e sem nem ficar doente. Converse com seu médico sobre a vacina, e nos ajude a espalhar o assunto.

E finalmente, porque o post já está bem comprido, a GSK está promovendo o concurso Meu Futuro Campeão, cujo prêmio serão dois ensaios comigo para duas crianças de até 11 anos, e mais dois iPads. Então, se você tem crianças em casa basta postar uma foto delas em alguma situação relacionada a esportes no Instagram ou Twitter com a hashtag #meufuturocampeao que você já estará concorrendo. Dá uma olhadinha no site, através desse link aqui: Concurso meu Futuro Campeão

E boa sorte!!!

Beijos e boa semana para todos

 

 

 

 

 

 

 

 


Comments

No comments posted.
Loading...
Subscribe
RSS
Archive
January February March (4) April (2) May (1) June July August September October November December
January February March April May June July August September October November December